O jornal escrito é um meio de veiculação da língua escrita muito presente no cotidiano das pessoas em geral. Por isso o jornal é uma das formas de contato com a linguagem escrita que a maioria dos nossos alunos, desde muito cedo, já se apropriam/familiarizam, alguns menos outros mais. A utilização do jornal na sala de aula é uma prática pedagógica, que os professores deveriam se beneficiar mais recorrentemente e de forma mais proveitosa, pois este, auxilia na aquisição da linguagem, na ampliação do vocabulário, no conhecimento de diferentes gêneros textuais, na capacidade de analisar discursos e na própria inserção do aluno, como cidadão, na sociedade, além de proporcionar hábitos de leitura e escrita. Assim, trabalhar este tipo de suporte com os alunos, implica desenvolver nos mesmos uma compreensão da função deste veículo, podendo-se até mesmo chegar a uma análise crítica dos acontecimentos e atividades relacionadas a diferentes interpretações de um mesmo assunto.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1. Montagem de um jornal em sala de aula
Objetivos: Proporcionar aos alunos o conhecimento de diferentes tipos de textos através das sessões do jornal.
Nível dos alunos: crianças a partir de oito anos.
Conhecimentos Prévios: estrutura física de um jornal, familiaridade com as diferentes sessões e partes do jornal, saber o objetivo da existência do jornal (informatividade).
Material: depende da disponibilidade da escola e da criatividade da professora.
Desenvolvimento: divida a sala em grupos. Cada grupo vai ficar responsável por uma sessão do jornal (esporte, saúde, cultura, etc.). O grupo deverá redigir a sessão em questão seguindo as orientações da professora. Quando todos os grupos tiverem terminado a redação inicia-se a montagem do jornal. Primeiro a capa (construa coletivamente a capa com figuras, desenhos e escrita dos alunos). Depois de montado as crianças podem divulgar o jornal. Para isso é necessário reproduzir os textos e também a capa.
Outras sugestões de atividades com o jornal escolar
• Apresentar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;
• Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;
• Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
• Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;
• Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;
• Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;
• Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;
• Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHIPPINI, Ligia. Aprender e Ensinar com textos. - 5ª ed. - São Paulo: Cortez, 2002. Volume 3. Aprender e Ensinar com textos não escolares. Coord. Adilson Citelli. Cap.III.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 12ª ed., São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal na sala de aula. 8ª ed São Paulo: Contexto, 2003.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Atividades para o ciclo básico. São Paulo: SE/CENP, 1993. (A Prática Pedagógica).
http://www.mundojovem.pucrs.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php ACESSO EM 9 NOV DE 2009
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