A imagem ocupa um espaço privilegiado na sociedade atual, o qual se amplia cada vez mais devido ás novas tecnologias que possibilitam a interferência cada vez maior nas artes visuais e que as disseminam com muito mais rapidez. A cada instante somos bombardeados por imagens da televisão, do computador, das revistas, dos jornais, das propagandas, do cinema, etc.
Apesar de vivermos em um contexto no qual a arte visual ocupa grande espaço no nosso cotidiano, a imagem ainda ocupa um espaço secundário no processo de ensino-aprendizagem. Ela é utilizada para ilustrar os livros, para exemplificar alguma situação, mas é pouco utilizada como um material didático em si mesmo. Diante dessa situação cabe aos professores inserir a imagem como elemento importante e que pode ser estudado em sala de aula. Para muitos estudiosos a imagem faz parte da nossa essência. Segundo Alberto Manguel:
“... para aqueles que podem ver, a existência se passa em um rolo de imagens que se desdobram continuamente, imagens capturadas pela visão e realçadas e modeladas pelos outros sentidos, imagens cujo significado (ou suposição de significado) varia constantemente, configurando uma linguagem feita de imagens traduzidas em palavras e de palavras traduzidas em imagem, por meio das quais tentamos abarcar e compreender nossa própria existência. As imagens que formam nosso mundo são símbolos, sinais, mensagens e alegorias. Ou talvez sejam apenas presenças vazias que completamos com nosso desejo, experiência, questionamento e remorso. Qualquer que seja o caso, as imagens, assim como as palavras, são a matéria de que somos feitos.” (Manguel, 2001, p. 21)
É indiscutível que a imagem visual faz parte da nossa vida, mas para que possamos estudá-la, ver não é o bastante, precisamos observá-la, analisá-la, entendê-la. Segundo Garcez e Oliveira (1999), para entendermos uma imagem, uma arte, precisamos desenvolver algumas habilidades que são:
• A observação: observar é uma habilidade que depende de olhar com interesse dirigido, examinar minuciosamente, focalizar a atenção, concentrar o pensamento e os sentidos com vontade de ver, de aprender, de perceber os detalhes significativos. É como usar uma lente de aumento sobre algum objeto;
• A memorização: a memória visual é a capacidade de registrar com certa precisão aquilo que foi observado, de forma que, passado algum tempo, seja possível relembrar o que foi visto;
• Análise e síntese: analisar é desenvolver e aprofundar a observação. De uma percepção mais geral, o analista segue para a decomposição das partes do objeto observado. Para isso utiliza-se de um método apropriado a cada objetivo. O método é uma espécie de roteiro a ser seguido na análise dos elementos que compõem o objeto;
• Orientação espacial e sentido de dimensão: para utilizar essa orientação espacial tão necessária você precisa observar os espaços, memorizar direções e posições relativas a outras, bem como fixar pontos de referência para facilitar a localização. O sentido de dimensão é a capacidade de avaliar a olho nu as dimensões dos espaços, das construções, dos objetos, e de confrontá-los, considerando as suas proporções .
O trabalho em sala de aula deve privilegiar o desenvolvimento do olhar crítico, observação, análise e compreensão das imagens. A leitura de imagens pode ser um ponto de partida para o desenvolvimento de um aluno que seja capaz de ver, observar, analisar e criar seu próprio discurso a respeito de tudo o que lhe for oferecido. Para demonstrar um pouco do que entendemos sobre trabalho com imagens criamos três oficinas
para trabalhar com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, utilizando diferentes recursos: quadros (imagens de pintores); propagandas e livros de literatura que podem ser trabalhados objetivando, por exemplo, o trabalho com a linguagem oral, a linguagem escrita e, inclusive, a arte. Acreditamos, então, que, a partir da leitura de imagens, levando em conta objetivos bem definidos e o contexto onde estão inseridos os sujeitos, é possível tornar a aprendizagem mais eficaz.
Referências Bibliográficas:
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
GARCEZ, Lucília; OLIVEIRA, Jô. Explicando a arte: uma iniciação para entender e apreciar as artes visuais. Ediouro, 1999.
Sugestões de atividades:
Oficina 1 – Pinturas
Esta atividade poder ser trabalhada em todos os ciclos da Educação Básica, deste que o professor faça as devidas adequações às diferentes faixas etárias.
Materiais
• Reprodução colorida das obras de artes com as quais se pretende trabalhar (O material deve ser preparado juntamente com os alunos, pois serão eles que determinaram quais pintores e obras gostariam de conhecer);
• Folhas de oficio;
• Lápis de cor, giz de cera, canetinhas;
Seria interessante que as reproduções das obras, fossem emplastificadas para que os alunos manipulassem com maior liberdade o material, este procedimento garantiria a durabilidade do mesmo, principalmente quando utilizado com alunos de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Pondo em prática
1) O professor organizará a turma em pequenos grupos, contendo no máximo cinco alunos. Entregará a cada aluno uma reprodução de uma obra de arte.
2) Os alunos serão orientados a observarem as reproduções durante alguns minutos. Após a observação, o professor os convidará a fazer uma breve descrição da obra, apontar os pontos de semelhança entre elas (cor, elementos, tema);
3) O professor recolherá as reproduções e entregará a cada aluno uma folha de ofício, orientando-os a desenharem nesta folha a obra que estavam observando.
4) Terminado o desenho, os alunos deverão colorir apenas o elemento que mais lhes chamou atenção na obra.
5) Os desenhos serão socializados em roda de conversar, na qual o aluno terá oportunidade de expor o seu desenho e explicar a escolha do elemento que foi colorido no seu desenho.
O objetivo desta atividade é trabalhar a capacidade de observação do aluno, sendo que esta é uma das habilidades apontada por Jô Oliveira e Lucília Garcez no texto “Explicando a arte: uma iniciação para entender e apreciar as artes visuais” como essencial para o trabalho com leitura de imagens.
Oficina 2 – Propagandas
Esta atividade é um pouco mais complexa, e por isso deve ser feita com alunos do 5º ano (5/9) do ensino fundamental.
Material:
• 16 Recortes de propagandas de produtos que são conhecidos pelos alunos
• 15 pedaços pequenos de papel branco
É importante deixar que apenas a imagem apareça, por isso o professor deve esconder (os pedaços de papel serão utilizados para isso) qualquer tipo de texto escrito que dê a entender a intenção (explicitamente) da mesma.
Pondo em prática:
O professor deverá explicar que se trata de fazer uma análise de propagandas, e para que fique bem explicado deverá escolher uma das imagens e analisá-la junto aos alunos considerando os seguintes aspectos:
• O público alvo
• As entrelinhas (a mensagem passada, o que quis dizer e/ou significa)
• Transformar o contexto da imagem (sua intenção) em um texto escrito ou em um texto oral (narrativo ou descritivo) para ser divulgado em outras mídias sem a utilização da imagem, como, por exemplo, as rádios.
Separe a turma em grupo de cinco ou seis alunos, dependendo do tamanho da turma. Entregue três propagandas para cada grupo. O professor poderá optar por escolher ente escrever no quadro quais os aspectos a serão analisados, ou então, entregar aos grupo as instruções de análise em uma folha separada.
Os alunos deverão escolher, dentre as três propagandas recebidas, apenas um para analisar considerando os seguintes aspectos:
1. Verificar qual é o público alvo desta propaganda.
2. Qual é a mensagem que pretende passar, as “entrelinhas” (o que quis dizer e/ou significa).
3. Transformar o contexto da imagem (sua intenção) em um texto escrito ou em um texto oral (narrativo ou descritivo) para ser divulgado em outras mídias sem a utilização da imagem, como, por exemplo, as rádios.
Fazer esse tipo de análise nem sempre é fácil, por isso o professor deverá passar de grupo em grupo tirando as dúvidas e ajudando quando houver qualquer dificuldade por parte dos alunos.
Oficina 3 – Literatura
Essa atividade pode ser feita na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Material:
• Diversos livros com imagens (para otimizar a atividade seria interessante livros apenas com imagens)
• Papel
• Lápis de escrever
Pondo em prática:
O professor deverá dispor os livros num local de fácil acesso para as crianças escolherem livremente um livro (Sugere-se uma caixa ou mala enfeitadas). Atividade poderá ser feita em pequenos grupos ou individualmente. Após a escolha, os/as alunos/as farão:
1) A leitura do livro escolhido (individual ou coletiva);
2) Um trabalho de interpretação oral do livro;
3) Uma encenação ou a exposição da história para os demais colegas;
4) Por fim, a escrita de um parágrafo-resumo da história lida, como um registro escrito da atividade (individual ou coletivo).
Capacidades e habilidades envolvidas nas oficinas
Eixo: oralidade
1) Escutar com atenção e compreensão;
2) Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestas por colegas;
3) Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade lingüística adequada;
4) Planejar a fala em situações formais.
Eixo: leitura
1) Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
2) Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em do seu suporte, seu gênero e sua contextualização;
3) Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão;
4) Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
Eixo: escrita
1) Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
2) Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas;
3) Planejar a escrita do texto considerando o tem central e seus desdobramentos;
4) Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.
Oficinas criadas pelas alunas: Aline Alves, Aline Moreira, Lilianne Barcelos e Simone Alves.
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