O professor pode utilizar o teatro como elemento didático para possibilitar à criança e ao jovem o conhecimento e o gosto pela arte teatral. Porém, o que observamos é que o teatro e muitas das linguagens da cultura de massa estão muito distantes da vida escolar, impossibilitando essa vivência tão importante para a formação global do estudante.
Por que as escolas têm interesse pelas excursões a parques de diversão, zoológico, clubes e, não demonstram o mesmo empenho em se tratando de uma forma de conhecimento artístico?
“Por que perder tempo com brincadeiras, já que todos sabem que o tempo de aula é escasso em vista do extenso programa escolar?” (LAPENDA, 2002, p. 155)
• A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (BRASIL, 1997)
• Algumas formas de estimular maior interação entre o teatro e a escola:
1. Promover convênios entre a escola e o teatro;
2. Algumas companhias teatrais “vendem” suas produções por preços acessíveis, especialmente, para escolas;
3. Algumas instituições de nível superior exigem dos seus alunos, como um dos requisitos para a conclusão do curso de Teatro, a montagem de uma peça. Muitas vezes eles não têm público para assisti-la.
• Sugestões de oficinas:
1. PEGA-PEGA COM ENREDO
Capacidades: desenvolvimento da oralidade; leitura.
2. TEATRO DE SOMBRAS
Capacidades: desenvolver a fluência em leitura; reconhecimento de gêneros; desenvolvimento da oralidade.
3. CONTANDO HISTÓRIAS COM FANTOCHES E DEDOCHES.
Capacidades: desenvolvimento da oralidade; fluência na leitura; compreensão global do texto.
4. O TEATRO E OS GÊNEROS TEXTUAIS
Capacidades: desenvolvimento da oralidade; reconhecimento de gêneros; produção escrita; compreensão global do texto.
Referências bibliográficas:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.130p.
CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos. – 5. ed. – São Paulo: Cortez, 2002. Volume 03. Aprender e ensinar com textos não escolares. Coord. Adilson Citelli. Cap. VI.
Alunas: Ana Paula Corrêa; Karina Márcia; Kátia Valadares.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
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